26 de jan de 2011

Desfralde - Aqui foi assim!

Depois de comentar minhas dicas de desfralde em dois blogs (Lilata e Diário) resolvi contar a nossa experiência aqui!

Tudo começou quando Victor, tinha 1 ano e 7 meses, quando compramos o peniquinho, mas só compramos e deixamos ele brincar a vontade. Ele sentava de fralda mesmo, ficava encantado com os desenhos (tipo troninho) e SÓ!

Quando ele fez 1 ano e 11 meses, percebi que sempre que ele entrava no banho ele fazia xixi. E eu, comecei a tirar "proveito da situação" dizendo: "Isso, Victor, você mandou o xixi sair, muito bem". E assim, foi até que ele mesmo dizia: "sai xixi". Enfim, daí para observar a mim ou pai no banheiro foi um pulo! Explicavamos que estava fazendo xixi e tal e que ele tinha o peniquinho dele.... Comecei a deixa-lo de cuequinhas (ah, antes de deixáa-lo só de cuequinha, comecei a colocar a cueca por cima da fralda...e dizendo o que era cueca, igual a do papai!!).

Só de cuequinha, deixávamos o peniquinho sempre próximo de onde ele estava brincando. Nessa fase vários xixis pelo chão, explicava que essas coisas acontecem e tal, e que ele podia fazer no peniquinho... Em 3 dias ele pediu para fazer no peniquinho e dai pronto... Só fazia no peniquinho!

O cocozinho (bem esse o processo foi outro), como ele dormia (e ainda dorme de fraldas) e sempre faz cocô logo pela manhã, ele estava sempre de fraldas!! Até que em um determinado dia, Victor fez cocô na cueca... Aproveitamos a oportunidade para falar que podia ser no peniquiho e tal. 


Bom, por acaso, encontramos um livrinho infantil - O que tem dentro da sua fralda?. Victor adorou o livro, identificou-se com o personagem... E pronto!, passou a usar o peniquino também para fazer cocô!

Fizemos aquele ritual de jogar o cocôzinho no vaso sanitário e dar tchau... Resultado: quinze dias antes de completar 2 anos, o desfralde estava completo.

Saiu (inclusive) a fralda da soneca da tarde. À noite, ainda acho cedo! E nas saídas, por falha (?) minha, às vezes o levo de fralda, pois nem sempre temos a disponibilidade de banheiro!

Ele começou a pedir para usar o "penicão" (como ele chama o vaso sanitário). Ontem compramos um redutor bem legal e colorido. Vamos começar essas idas ao "penicão", agora!!!