26 de jan. de 2011

Desfralde - Aqui foi assim!

Depois de comentar minhas dicas de desfralde em dois blogs (Lilata e Diário) resolvi contar a nossa experiência aqui!

Tudo começou quando Victor, tinha 1 ano e 7 meses, quando compramos o peniquinho, mas só compramos e deixamos ele brincar a vontade. Ele sentava de fralda mesmo, ficava encantado com os desenhos (tipo troninho) e SÓ!

Quando ele fez 1 ano e 11 meses, percebi que sempre que ele entrava no banho ele fazia xixi. E eu, comecei a tirar "proveito da situação" dizendo: "Isso, Victor, você mandou o xixi sair, muito bem". E assim, foi até que ele mesmo dizia: "sai xixi". Enfim, daí para observar a mim ou pai no banheiro foi um pulo! Explicavamos que estava fazendo xixi e tal e que ele tinha o peniquinho dele.... Comecei a deixa-lo de cuequinhas (ah, antes de deixáa-lo só de cuequinha, comecei a colocar a cueca por cima da fralda...e dizendo o que era cueca, igual a do papai!!).

Só de cuequinha, deixávamos o peniquinho sempre próximo de onde ele estava brincando. Nessa fase vários xixis pelo chão, explicava que essas coisas acontecem e tal, e que ele podia fazer no peniquinho... Em 3 dias ele pediu para fazer no peniquinho e dai pronto... Só fazia no peniquinho!

O cocozinho (bem esse o processo foi outro), como ele dormia (e ainda dorme de fraldas) e sempre faz cocô logo pela manhã, ele estava sempre de fraldas!! Até que em um determinado dia, Victor fez cocô na cueca... Aproveitamos a oportunidade para falar que podia ser no peniquiho e tal. 


Bom, por acaso, encontramos um livrinho infantil - O que tem dentro da sua fralda?. Victor adorou o livro, identificou-se com o personagem... E pronto!, passou a usar o peniquino também para fazer cocô!

Fizemos aquele ritual de jogar o cocôzinho no vaso sanitário e dar tchau... Resultado: quinze dias antes de completar 2 anos, o desfralde estava completo.

Saiu (inclusive) a fralda da soneca da tarde. À noite, ainda acho cedo! E nas saídas, por falha (?) minha, às vezes o levo de fralda, pois nem sempre temos a disponibilidade de banheiro!

Ele começou a pedir para usar o "penicão" (como ele chama o vaso sanitário). Ontem compramos um redutor bem legal e colorido. Vamos começar essas idas ao "penicão", agora!!!

8 comentários:

Paloma Varón disse...

Que legal que o desfralde aí foi bem tranquilo. Espero que o da Clarice seja, pois o da Ciça foi meio traumatizante (para mim), já que ela começou a prender muito o cocô.
Beijos

Anônimo disse...

Oi! Conheci seu blog agora e estou seguindo...vamos dividir experiências da maternidade? Estou procurando amigas virtuais, e mães sempre tem muito em comum, né? Bjos!

Sarah disse...

Olá! Cheguei aqui pelo blog da Renata Lilata e adorei. Achei ótimo como vc conduziu o desfralde por aí, pretendo seguir a mesma linha com meu filhote, que está agora com 1 ano e 9 - aliás, também já damos tchau pro cocô no vaso e meu filhote também adora esse livro, que ele chama de "líbu do cocô"...
Vou te linkar e voltar mais vezes, ok?
um beijo
Sarah
http://maedobento.blogspot.com/

Renata disse...

Ai que tranquilo que foi o desfralde por aí...
adorei as dicas, vou testar tudinho e depois volto pra contar.
beijos mil

Carol Garcia disse...

ótimas dicas!
vamos tentando.
bjocas

Micheli Ribas disse...

Ótimas dicas! Que legal que aí for super tranquilo. Aqui ainda lutamos contra o cocô na calcinha... rs.
Beijos.

Elen B. disse...

Adorei saber do desfralde, já vou pegando a manha quando minha hora (ou melhor, dele) chegar!
Bjs!

Angi disse...

Nossa, que divertido esse desfralde!ótimas dicas!Ainda falta pro meu baby desfraldar...mas vou anotar no caderninho da mamãe!!hahaha beijos, e legal conhecer teu blog!
bjs